Tupinambá recebem médicos cubanos que vão atender etnia sulbaiana

Festa para receber as médicas
Arquivo JBO

As médicas Ana Ofelia Rodrigues e Zunieska Garcial Leal, chegaram a Ilhéus nesta quinta-feira, para compor a equipe multi-discilplinar de atendimento a saúde indígena Tupinambá, com o compromisso de ajudar a melhorar o atendimento da atencão básica das comunidades.

As médicas fazem parte do Programa "Brasil mais médicos", do Governo Federal, que vem fortalecer a política de saúde do SUS, que esta fazendo 25 anos de implantação.

As liderancas e Caciques Tupinambá receberam as profissionais cubanas com um grande Porancim, na sede do Polo Base.  Para a liderança Claudio Magalhães, esta é mais uma conquista da luta do Povo indígena da Bahia e que este Programa "Brasil mais médico", vai atender as necessidades da atencão básica das comunidades de difícil acesso, onde muitas as vezes não tinham a menor possibilidade de atendimento médico.

Ele acredita na melhoria dos índices da cobertura vacínal e de combate as doencas infecto-contagiosas, hipertensivas e diabetes que são comuns na comunidade tupinambá.